Calorias engordam?

3, novembro, 2013 Chocolife Sem comentários
Compartilhe:
    Por que um post sobre este tema, tão óbvio, você deve estar se perguntando. É claro que sim! Pensando rapidamente, com certeza, a resposta é sim. Ao ingerirmos alimentos, ingerimos calorias, o que fornece energia a nossas células, nos mantém vivos, e se ingerirmos demais, mais do que gastamos, acumulamos em nosso organismo, como gordura, afinal não temos como “jogar fora”.

    Dito isto, vamos complicar um pouco a questão.
    Por que então, com todo o consumo de alimentos diet e light, a população mundial não está mais magra?
    Por que a troca das manteigas pelas margarinas, que tem tanto quanto metade da concentração de gordura, e portanto, menos calorias, as pessoas não estão mais magras?
    Há muito foi demonstrado que uma caloria não é igual a outra. Uma caloria de carboidrato, em nosso organismo, não é igual a uma caloria de proteína, que não é igual a uma caloria de gordura.
    O texto que segue escrevi há alguns anos em meu Blog (http://www.funcional.ntr.br), e ajusta-se perfeitamente ao que preciso dizer aqui. Segue (em itálico):
    1 – 100 kg de chumbo pesam a mesma coisa que 100 kg de penas?
    2 – Um carro a 100 km/h está a mesma velocidade que uma tartaruga a 100 km/h?
    3 – Um navio de 100 m tem o mesmo comprimento que 100 m de palitos de fósforo?
    4 – 100 kcal de óleo engordam a mesma coisa que 100 kcal que açúcar?
    Se você respondeu SIM para todas as perguntas acima, está na hora de rever seus conceitos…
    Exceto para a pergunta número 4, para as demais, a resposta é obviamente que sim. Entretanto, 100kcal de óleo engordam MENOS que 100kcal de açúcar. Poderíamos ainda dizer que 100kcal de batatas fritas engordam mais que 100kcal de amoras, ou que 100kcal de pizza engordam mais que 100kcal de alface ou que 100kcal de arroz engordam mais que 100kcal de carne.
    Onde está o mistério, o segredo destas diferentes “calorias”?
    A diferença está no efeito metabólico gerado pelo alimento. Quando digerimos, cada tipo de nutriente gera um gasto energético diferente. Isto mesmo, para digerir, queimamos calorias. Assim, para digerir proteínas (carnes, ovos, peixes, aves, etc.) queimamos mais calorias do que para digerir alimentos onde predominam os carboidratos, como arroz, massa, batata, etc.). Na tentativa de digerir as fibras, o sistema gastrointestinal tb acaba “passando trabalho“, o que resulta em nada (“muito pouco, na verdade, já que fibras têm apenas 1 a 2 kcal por grama, e assim, alimentos muito fibrosos, como as verduras folhosas por exemplo, podem até contar como calorias “negativas” já que podemos até perder calorias (gastamos mais do que ganhamos) ao comê-las.
    Pois é… Observe então aquelas pessoas que “n-ã-o c-o-n-s-e-g-u-e-m e-m-a-g-r-e-c-e-r”!!! No prato delas, em geral, pequenas quantidade de folhas, poucas quantidade de proteína, quase nada de gordura, e um boa porçãozinha de carboidratos (arroz com feijão ou batatas, por exemplo). Tudo em nome das poucas calorias… Entretanto, o resultado: ZERO. Poucas calorias, pouco emagrecimento.
    Aliás, sabem qual a primeira resposta do corpo quando percebe que você está comendo MENOS calorias? GASTA MENOS!! é…. mas esta já é outra história…

    Assim, a ideia que temos na Chocolife aos desenvolvermos nossos produtos é: coma “calorias saudáveis”! Uma caloria não é igual a outra! Pare de contar calorias se seu objetivo é emagrecer, coma alimentos que passem informação adequada para sua célula, diga a sua célula que você quer “queimar” e não informação “guardar”.
    Então pense comigo: se você está armazenando (engordando ou já com excesso de peso / obesidade), é por que ao longo de sua vida você disse ao seu corpo, diariamente, dia após dia “guarde”, “acumule“, “estoque”… e ele fez! Não culpe seu metabolismo ou seus genes. Culpe suas escolhas ou sua cultura! Mude. Mude agora, e logo verás o resultado! Consulte um nutricionista, e preferencialmente, um nutricionista especialista em Nutrição Funcional! Saúde!
    Gabriel de Carvalho
    Nutricionista e farmacêutico bioquímico, introdutor da Nutrição Funcional no Brasil em 1999
    Consultor da Chocolife
    Diretor do Instituto de Nutrição Avançada – www.inavancada.com.br
    Membro fundador, ex presidente e presidente de honra do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional – www.cbnf.com.br
    (outro post que já escrevi sobre o tema está aqui: http://www.funcional.ntr.br/index.php?option=com_content&task=view&id=39&Itemid=9)
    Compartilhe:
      Categories: Geral Tags:

      Óleo de Palma – ingrediente funcional na linha Chocolife Beauty Care

      22, outubro, 2013 Chocolife Sem comentários
      Compartilhe:

        Desde o lançamento, temos recebidos perguntas de nutricionistas receosos com o uso de Óleo de Palma utilizado em nossa pasta de avelãs, da Linha Beaury Care. Afinal, por que usamos Óleo de Palma no nosso creme de avelãs da linha Beauty Care? Abaixo, justificamos!

        1. É uma das fontes alimentares mais ricas em tocotrienóis, que faz parte do chamado “complexo E” de vitaminas lipossolúveis com pronunciada ação antioxidante, antiinflamatória, hipolipemiante e até anticancer. Invest Clin. 2013 Jun;54(2):171-9; Vitam Horm;76:419-33,2007; Crit Rev Food Sci Nutr. 1992;31(1-2):79-102; Ann N Y Acad Sci. 2011
        2. Contém 44% de ácido graxo saturado (palmítico), que não eleva a colesterolemia, 39% de ácido oleico (o mesmo da azeitona e do abacate) e apenas 11% de ácido linoleico, polinstaruado. Um perfil excelente para a saúde. Crit Rev Food Sci Nutr. 1992;31(1-2):79-102
        3. Contém diversos compostos fenólicos, que ao menos em estudos animais, tem efeto neuroprotetor. Nutr Neurosci. 2013 Sep;16(5):207-17.
        4. Nosso óleo de palma não é hidrogenado nem refinado, não contém gorduras trans, nem foi processado com solventes, diferente de alguns produtos usados por outras empresas de alimentos do Brasil. Ou seja, usamos óleo de palma extra-virgem!

        O creme de avelãs com cacau Beauty Care, by Chocolife contém luteína, vitamina C, fibras prebióticas e insolúveis, cacau e peptídeos de colágeno tipo I, específico para a pele, na dose preconizada pelos estudos científicos (2,5g/dia) em cada porção sugerida. Funcional e gostoso, em prol da sua saúde. Coma diariamente a sua porção diária de saúde!

        Conheçca toda a linha Beauty Care em http://www.chocolife.com.br/produtos/beautycare, e consulte pontos de venda em todo o Brasil em http://www.chocolife.com.br/representante. Confira!

        Compartilhe:
          Categories: Geral Tags:

          8 Motivos para você comer Chocolife

          16, fevereiro, 2013 Chocolife 1 comentário
          Compartilhe:

            1 – Chocolate auxilia no controle do peso

            “Consumo mais frequente de chocolate foi associado a menor IMC”

            Golomb BA, Koperski S, White HL. Association between more frequent chocolate consumption and lower body  mass index. Arch Intern Med 2012; 172: 519-521.

            2 – Chocolate reduz mortalidade cardiovascular

            “O efeito de redução da pressão arterial e redução de colesterol do chocolate com alto teor de cacau são benéficos na prevenção de eventos cardiovasculares numa população com síndrome metabólica. O seu consumo diário pode ser uma estratégia de prevenção eficaz nesta população”.

            Zomer, E. et al. The effectiveness and cost effectiveness of dark chocolate consumption as prevention therapy in people at high risk of cardiovascular disease: best case scenario analysis using a Markov model .BMJ 2012;344:e3657.

            3 – Chocolate reduz risco de trombose

            “As catequinas e epicatequinas do cacau modulam a função das plaquetas, reduzindo o risco de formação do trombo”.

            HOLT, R. R. et al. Chocolate consumption and platelet function. JAMA 2002;287:2212-3.

            4 – Chocolate reduz Proteína C Reativa

            “Analisados quase 5 mil italianos saudáveis, com mais de 35 anos, o consumo regular de chocolate amargo, 20g, 3x/semana, resultou em níveis de Proteína C Reativa cerca de 12,5% menores que naqueles que não consumiam chocolate com alto teor de cacau”.

            Giuseppe, R., et al.Regular Consumption of Dark Chocolate Is Associated with Low Serum Concentrations of C-Reactive Protein in a Healthy Italian Population. J. Nutr. 138: 1939–1945, 2008.

            5 – Chocolate na saúde vascular

            “Com o consumo de uma bebida com algo teor de cacau, rica em flavanóis, pode haver a reversão da disfunção endotelial, pela melhora da biodisponibilidade do Oxido Nítrico”.

            Sies, H. et al. Cocoa polyphenols and inflammatory mediators. Am J Clin Nutr 2005;81(suppl):304S-12S

            6 – Chocolate melhora metabolismo pré e pós exercício prolongado

            Homens jovens (22 anos) pedalaram por 2,5h a 60% do VO2 máx. O consumo de 100g de chocolate 70% cacau 2 horas antes elevou os níveis de insulina (subindo de aproximadamente 4 um/L para 7mU/L, VS sem alteração no grupo chocolate branco VS pequena queda sem qualquer um deles). A glicemia ficou mais estável nos consumidores de chocolate 70% enquanto houve tendência a hipoglicemia nos demais grupos. Estes resultados podem auxiliar no anabolismo promovido pelo exercício e no prolongamento da execução da atividade física em si.

            Davison, G. et al. The effect of acute pre-exercise dark chocolate consumption on plasma antioxidant status, oxidative stress and immunoendocrine responses to prolonged exercise Eur J Nutr (2012) 51:69–79.

            7 – Chocolate promove saúde cerebral

            “O consume ao longo da vida de alimentos ricos em flavonoides, como chocolate com alto teor de cacau, possivelmente limita a neurodegeneração e previne, ou mesmo reverte o declínio cognitivo associado a idade”.

            “Os flavonóides contidos no cacau e chocolate melhoram vários tipos de tarefas cognitivas e visuais”

            NEHLIG, A. The neuroprotective effects of cocoa flavanol and its influence on cognitive performance. Accepted Article, British Journal of Clinical Pharmacology, 2012; doi: 10.1111/1365-2125.2012.04378.x

            8 – Proteção da pele contra raios UV e beleza da pele

            “Ingestão regular de chocolate com alto teor de cacau proporciona fotoproteção contra o eritema UV induzido e melhora as condições cutâneas em mulheres”.

            “Sua ingestão melhora a circulação cutânea, os parâmetros de hidratação e a aspereza da superfície cutânea”.

            Heinrich U, et al. Long-term ingestion of high flavanol cocoa provides photoprotection against UV-induced erythema and improves skin condition in women. J Nutr. 2006 Jun;136(6):1565-9.

            Gabriel de Carvalho, nutricionista CRN2 3945, farmacêutico bioquímico e consultor da Chocolife!

            Compartilhe:
              Categories: Geral Tags:

              Chocolife 70% – aliado na sua performance no trabalho!

              31, janeiro, 2013 Chocolife Sem comentários
              Compartilhe:

                Outro artigo muito interessante, pois nos leva a aplicações práticas imediatas, saiu na Physiology & Behavior 103 (2011) 255–260. Estes autores mostram que o consumo de chocolate amargo melhorou a função cerebral de várias formas diferentes, analisando os resultados em 30 indivíduos saudáveis.

                Através de um estudo aleatorizado, cego e cruzado, estas 30 pessoas consumiram chocolate amargo contendo dose padronizada de flavanóis em 720mg ou chocolate branco (= 0mg flavanóis!), com intervalo de uma semana entre as sessões de teste. Foi testada sensibilidade visual ao contraste, a sensibilidade ao movimento e a performance cognitiva, através do uso da memória de trabalho visual espacial e o tempo de reação a uma tarefa que envolvia processos de atenção e inibição.

                Quando comeram o chocolate amargo, houve melhora da sensibilidade visual ao contraste (ou seja, a tela do computador ficou com a imagem melhor!!!), reduziu o tempo para a detecção do movimento (ou seja, você percebeu mais claramente os sutis movimentos do colega, melhorando sua leitura da linguagem corporal, por exemplo!!) e a memória espacial e a performance na tarefa de reação de escolha também foram melhores (ou seja, você se “localizou” melhor e fez escolhas mais rapidamente. Mas se foram as melhores escolhas, aí depende de você… ahaha).

                Este efeitos podem ser explicados pelo aumento do fluxo sanguíeno no cérebro e na retina, após o consumo do chocolate amargo, rico em flavanóis.

                Então, já pensou o que uma barra de 25g de Chocolife 70% pode fazer na sua performance no trabalho e estudo? Que tal uma barrinha no lanche da tarde, ali pelas 16h, quando sua performance já ameaça cair??? Se entregue. Saúde e sabor esperam por você!!

                (todas as entradas em itálicos são colocações pessoais, e não conclusões dos autores do estudo)

                Gabriel de Carvalho, nutricionista CRN2 3945, farmacêutico bioquímico e consultor da Chocolife!

                Compartilhe:
                  Categories: Geral Tags:

                  Achocolatado sem açúcar: a melhor opção

                  24, janeiro, 2013 Chocolife 6 comentários
                  Compartilhe:

                    Escolhi um estudo emblemático para reinaugurar nosso Chocolife Blog.

                    Publicado em 2008 no American Journal of Clinical Nutrition (Am J Clin Nutr 2008;88:58–63), talvez a mais respeitada revista de Nutrição do mundo, este estudo avaliou os efeitos chocolate em barra  e líquido, com ou sem açúcar, comparados a placebo, sobre a função endotelial e pressão arterial (i.e.: saúde arterial).

                    Os 45 indivíduos, com idade entre 30 e 75 anos, IMC entre 25 e 35, circunferência de cintura >88cm (mulheres) e > 102cm (homens) foram analisados em um estudo agudo, randomizado, placebo-controlado, cego e cruzado.

                    Fase 1: receberam 74g de chocolate amargo em barra (dark – 22g de pó de cacau) ou uma barra de 74g de placebo (0g cacau).

                    Fase 2: recebram uma das 6 possíveis sequencias entre as seguintes opções: bebida de cacau sem açúcar (2 xícara, contendo 22g de pó de cacau), bebida de cacau açucarada (2 xícaras, 22g de pó de cacau) ou placebo (2 xícaras, 0g pó de cacau).

                    Cada xícara foi preparada com 240ml de água quente.

                    P.S. Já tomou o Achocolatado Chocolife com Colágeno misturado em água? Excelente opção para o lanche inclusive fora de casa! Fácil de preparar em qualquer e dá muito mais antioxidantes, nutrientes, prazer e saciedade que a água pura! Água aditivada by Chocolife.

                    A versão com açúcar continha 45,3g de açúcar por porção, enquanto a sem açúcar continha vanilina, acessulfame-K e aspartame.

                    Resultados:

                    Função endotelial: diferença na dilatação fluxo mediada (quanto maior, melhor, mais houve dilatação das artérias = melhor a saúde arterial)

                    Placebo: -1,5%

                    Chocolate com açúcar: +2,0%

                    Chocolate sem açúcar: + 5,7%

                    Pressão arterial:

                    Mudança na pressão sistólica (mm-Hg) (quando menor o número, maior a queda na pressão = + benéfico)

                    Placebo: 3,2%

                    Chocolate com açúcar: 0,9%

                    Chocolate sem açúcar: -2,1%

                    Mudança na pressão diastólica (mm-Hg) (quando menor o número, maior a queda na pressão = + benéfico)

                    Placebo: 2,8%

                    Chocolate com açúcar: 1,7%

                    Chocolate sem açúcar: -1,2%

                    Conclusões: Nosso estudo mostra os benefícios na função endotelial após o consumo agudo de cacau, e que as melhoras observadas pela ingestão da bebida sem açúcar foram significativamente maiores daquelas observadas na após ingestão da bebida de cacau com açúcar.

                    Minhas conclusões: o uso do achocolatado sem açúcar, com alto teor de cacau, como o Achocolatado Chocolife leva a benefícios as suas artérias imediatamente após o consumo, após a refeição!! Não perca esta oportunidade de ajudar sua saúde, com muito prazer e sabor. www.chocolife.com.br

                    Gabriel de Carvalho, nutricionista CRN2 3945, farmacêutico bioquímico e consultor da Chocolife!

                    Compartilhe:
                      Categories: Geral Tags:

                      LANÇAMENTO CHOCOLIFE SHAKE

                      23, setembro, 2012 Chocolife Sem comentários
                      Compartilhe:

                        Chegaram os Novos Shakes Chocolife!
                        Após 2 anos de pesquisas, testes, busca de ingredientes diferenciados no mercado a Chocolife inova mais uma vez lançando oPRIMEIRO SHAKE HIPOALERGÊNICO DO BRASIL.
                        Diferenciais do Chocolife Shake:
                        Hipoalergênico: zero açúcar, zero glúten, zero lactose, zero soja, zero proteína do leite.
                        Nossa base de proteínas: Colágeno e Proteína do Arroz;
                        Nossa base de Fibras: Fibras solúveis e insolúveis, para que o balanço de fibras fosse completo unimos a porção de fibras prebióticas + Fibra de maçã, onde a fibra prebiótica colabora com para regular a flora intestinal e a Fibra de maçã colabora com a saciedade.
                        Nossa base de carboidratos: Utilizamos no Shake Chocolife como fonte principal de carboidrato o amido resistente de milho, que possui um baixo indíce glicêmico, colaborando com a saciedade.
                        Mix de vitaminas e minerais: para finalizar o balanço do produto, adicionamos 22 vitaminas e minerais que colaboram com 30% da IDR.

                        O Shake Chocolife nos sabores de ChocolateBaunilha pode ser preparado simplesmente com a adição de água ou incrementado com a fruta de sua preferência ou também com a bebida que você mais se adapta como leite de amêndoas, leite de arroz, soja nos casos de dietas especiais.

                        Uma ótima alternativa para quem possui alergias ou também para quem está em Detox, Dietas funcionais ou de emagrecimento.

                        Os Shakes serão disponibilizados na versão varejo em potes de 400g e a porção recomendada é de 25g.

                        Outra novidade é que as farmácias de manipulação também poderão usufruir do Shake como base para a adição de ativos sendo uma ótima alternativa para a indicação médica ou nutricional. Já sendo uma base com a suplementação de um substituto de refeição onde o médico poderá adicionar somente o ativo específico para o tratamento do seu paciente.


                        Compartilhe:

                          Os tipos de adoçantes que substituem um dos vilões da saúde, o AÇÚCAR!

                          24, agosto, 2012 Chocolife Sem comentários
                          Compartilhe:

                            -
                            Com o aumento uso de produtos dietéticos e light, inumeras duvidas surrgiram. Muitas controvérsias ainda existem com relação à segurança de uso dessas substâncias. Embora muitos estudos mostrem não haver qualquer efeito prejudicial. Vale a pena observar os pros e contras de cada um antes de compra-los como adoçante de mesa ou em algum alimento como no Chocolife que é usado polióis e sucralose:

                            Vale ressaltar que os adoçantes são produtos considerados Alimentos para Fins Especiais pela portaria Nº 29 de 13 de Janeiro de 1998, quer seja de emagrecimento ou de restrição de açúcar. Por isso é importante consumir os adoçantes quando o organismo requer e na quantidade adequada.

                            Compartilhe:
                              Categories: Geral Tags:

                              ROTULAGEM – Informação que vale ouro!

                              17, agosto, 2012 Chocolife Sem comentários
                              Compartilhe:

                                -
                                Os rótulos nas embalagens de produtos estão se tornando cada vez mais de interesse ao consumidor que busca informações sobre saúde, segurança e caracteríscas ambientais dos produtos.
                                De acordo com a ANVISA, todo alimento produzido, comercializado e embalado na ausência do cliente e pronto para ser oferecido ao consumidor deve conter obrigatoriamente rotulagem nutricional. Ela é fundamental para que as pessoas possam discernir quais alimentos são mais saudáveis e melhores para consumirmos. Quando não checamos essas informações, corremos o risco de consumir produtos estragados ou que nos fazem mal.

                                -
                                Informações que devem estar presentes nos rótulos:
                                Lista de Ingredientes: A relação de ingredientes de um produto segue a ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente da lista está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.
                                Origem: Indica quem é o fabricante e onde o produto foi fabricado. É importante conhecer a procedência do produto que se está adquirindo.
                                Data de validade: Deve estar legível e dentro do prazo para o consumo. Preste muita atenção aos produtos em promoção, muitas vezes estão próximos do vencimento do prazo de validade. Atenção também para o estado das embalagens.
                                A temperatura: Quando o produto não é armazenado na temperatura certa, pode estragar mesmo estando no prazo de validade.
                                Conteúdo Líquido: Deve indicar a quantidade total do produto contido na embalagem, podendo ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).
                                Lote: É uma referência importante, pois permite a rastreabilidade do processo produtivo.
                                Informações nutricionais. É obrigatório constar no rótulo o valor energético, quantidade de carboidrato, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

                                Dicas para escolher bem:

                                Ler os rótulos é mais do que uma simples opção, é uma forma de cuidar da saúde de toda a sua família.

                                Compartilhe:
                                  Categories: Geral Tags:

                                  Broa portuguesa com pedaços de Chocolife – sem glúten e sem lactose

                                  10, agosto, 2012 Chocolife 1 comentário
                                  Compartilhe:

                                    Essa deliciosa receita foi feita pela culinarista Lidiane Barbosa

                                    Tempo de preparo: 01h 00min

                                    Rendimento: 40 broinhas

                                    - INGREDIENTES

                                    280 g de batata doce cozida
                                    280 g de abóbora (moranga) cozida
                                    250 g de açúcar demerara
                                    100 g de castanha do pará
                                    240 g de farinha de arroz integral
                                    280 g de farinha de arroz
                                    25 g de fermento em pó
                                    1 ovo
                                    40 ml de óleo de canola ou de milho
                                    40 ml de leite de soja ou leite de aveia
                                    200 g de Chocolife – 70 % cacau (EXCELENTE PARA CULINÁRIA !)
                                    Farinha de arroz o suficiente para polvilhar

                                    - MODO DE PREPARO
                                    Esprema a batata e a moranga cozidas e frias e misture as duas, junte o açúcar, o óleo e os ovos, acrescente a farinha e o fermento, misture bem.
                                    Em seguida junte a castanha do pará, por ultimo o Chocolife em pedaços.
                                    Faça porções com uma colher de sopa e passe as mesmas pela farinha e disponha em assadeira. As broas vão ficar molinhas mas o ponto bom é o suficiente para desgruda las das mãos.
                                    Leve ao forno pré-aquecido 200º graus e deixe por 20 minutos ou até que esteja cozida Não levar ao forno frio porque podem ficar duras

                                    DICAS : a castanha poderá ser substituída por amendoas raladas grosseiramente e também para quem gostar uma colher de café de canela. Tambem não esqueça de enfarinhar a forma antes de assar as broinhas.

                                    Compartilhe:
                                      Categories: Geral Tags:

                                      Chocolife na Revista Nutri+ deste mês!

                                      1, agosto, 2012 Chocolife Sem comentários
                                      Compartilhe:

                                        Chocolife indicado como opção de alimento saudável pela revista Nutrir+ do mês de Agosto!

                                        “Experimente Chocolife sem preconceito e verá que não se trata de um chocolate apenas para dietas e sim para uma melhor condição de saúde.”

                                        Compartilhe:
                                          Categories: Geral Tags: