Nascida em Camaquã - RS, Virgínia de Ávila Dias, a Vica, iniciou sua trajetória profissional aos 14 anos, após realizar a leitura de um relato de uma empreendedora do mercado de chocolates, em uma revista de negócios.
Dentro de si, mesmo na adolescência, já havia uma veia de empreendedorismo grande e como um despertar, resolveu participar de um curso de ovos de páscoa, além de outros, relacionados a indústria do cacau, iniciando assim um negócio informal de chocolates. Só que sua visão ia muito além da produção e com isso, começou a mapear o mercado, de forma a entender por que alguém consumia ou não o produto, entendendo que o maior receio do consumidor de chocolate, era o medo das suas calorias.
Novamente o empreendedorismo, tão latente em sua jornada, a fez querer mais e assim decidiu que seria Engenheira de Alimentos, para poder estudar uma forma de tornar seu produto, um chocolate saudável e funcional, que era seu grande desejo. Seu sonho, nunca foi realizar a venda puramente de produtos derivados de cacau, mas sim, trazer um produto inovador ao mercado, que pudesse ajudar ao seu público apaixonado a consumir um chocolate funcional e saudável.
Com enorme foco, durante sua faculdade, estagiou em uma fábrica de chocolate, onde pôde adquirir larga experiência em produção, além de poder realizar um trabalho de conclusão da faculdade fundamentado neste assunto, que ganhou larga visibilidade nacional, pois apresentou o seu grande sonho: um chocolate capaz de oferecer benefícios a saúde.
Já possuidora da empresa VGR Foods desde 1993, após se formar com louvor, passou a atuar como consultora, porém queria mais, e colocar seu sonho em prática era sua principal meta.
Então com isso, novamente, sua veia empreendedora falou mais alto e em 2006 lançou a empresa Chocolife, onde contou com a parceria do Nutricionista Gabriel de Carvalho, já que seu foco era ter um chocolate saudável, linhas de chocolate zero açúcar, e desenvolver produtos extremamente nutricionais.
E logo na abertura da sua empresa, o chocolate saudável começou a ser desenvolvido e em 2007, passou já para grande escala de produção e para venda em Porto Alegre.
Vica, neste momento percebeu que lá atrás, quando ainda era uma garotinha, estava certa, do que realmente era preciso fazer, para que o chocolate fosse consumido de maneira consciente, o tornando saudável.
Nascia assim o Chocolife 50% cacau. Vendo seu negócio aumentar e tomar grandes proporções, sabia que precisava de um crescimento estruturado para continuar a dar certo, Virginia se mudou para São Paulo em 2008 e em 2009 lançou o Chocolife 70% cacau.
Virginia, com sua visão, focou em não só beneficiar seu público com o chocolate saudável, trazendo sua versão funcional, mas também protegendo o meio ambiente, onde tem grande preocupação, para que nenhum produto seu cause algum dado as nossas florestas ou utilize recursos animais.
Sua preocupação gerou uma expedição ao Pará, chamada de “Expedição do Cacau”, de forma a estudar as melhores práticas de extração da matéria prima e de reflorestamento, assim como agricultura familiar e como proteger o meio ambiente. Além disso, liderou diversas pesquisas das regiões brasileiras de cacau, e identificando as melhores práticas de consumir este produto para produzir seus chocolates saudáveis.
De 2009 até hoje, Vica vem expandindo seu sonho a grandes produções, onde já teve seu escritório aumentado por duas vezes para atender a grande demanda, além de expandir sua fábrica, ver seu quadro de funcionários aumentar, seus produtos se diversificarem, além de ser matéria jornalística, por conta da sua empreendedora jornada, através do programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”.
Exemplo de empreendedorismo e inovação, Vica não irá parar e ainda adoçará de maneira saudável e sustentável muitos paladares brasileiros.