Chocolife – Alimentos para a vida! Comer chocolate na TPM

Olá

person clear Entrar

Blog

Por que comer chocolate na TPM? | Chocolife


Você é uma das muitas mulheres que sofrem com a temida TPM (Tensão Pré Menstrual)? Calma, não se desespere. Você não é a única! Pelo menos 50 a 80% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM, e associado à eles, diversas alterações corporais e mentais ocorrem, como enxaqueca, dor nas costas, retenção de líquido e até mesmo compulsão alimentar (principalmente por doces!)

Chocolate na TPM, faz bem?

O estradiol, é o hormônio responsável pela sensibilidade do paladar, especialmente do sabor doce. Aí que mora o perigo...muitas mulheres acabam “caindo” na tentação, consomem açúcar descontroladamente, em busca do alívio dos sintomas da TPM e acabam gerando uma necessidade cada vez maior pelo seu consumo, caindo no ciclo vicioso que o açúcar pode causar.
  
Consumir chocolate na TPM, aumenta os níveis da serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer, bem-estar e alegria. Diversos estudos apontam que o chocolate pode melhorar o fluxo sanguíneo, inclusive nas áreas de percepção de prazer. O cacau também é rico em triptofano e tirosina, aminoácidos importantes na produção e sintetização da serotonina.

Então, comer chocolate na TPM está liberado?

Não. Todo alimento deve ser consumido com moderação. O ideal é consumir de 25 a 30g de chocolate com alto teor de cacau por dia. Porém, é importante avaliar todos os ingredientes do chocolate, principalmente se ele contém açúcar, leite e gordura trans na composição nutricional, para que seja realmente benéfico à saúde.
O chocolate 100% em pó contém uma quantidade ainda maior de flavonoides como catequinas e epicatequinas, aumentando seu poder antioxidantes. Uma sugestão para quem não gosta do seu sabor acentuado, é utilizá-lo em receitas como Smoothies, Panquecas, ou Creme de Frutas.
Vale lembrar que nessa fase é muito importante ingerir água (2l em média), evitar a ingestão de alimentos ricos em gordura trans, sal ou açúcar, e praticar atividade física para melhorar os sintomas da TPM.

Inscreva-se e receba

nossas novidades!

A Chocolife

Uma breve história sobre nós

A Chocolife surgiu de um sonho da empresária Virgínia de Ávila Dias, a “Vica”. Tudo começou na adolescência, após a leitura do relato de uma empreendedora do mercado de chocolates, em uma revista de negócios.

Instagram

Voltar ao topo

© 2017 Chocolife. VRG Foods Indústria Comércio e Consultoria em Alimentos Funcionais LTDA - EPP. CNPJ 08.795.453/0001-63